Naturalização Italiana por Casamento: entenda como funciona em 2023
Instituto Cidadania Italiana • 14 de março de 2023

Existem diversas formas para se obter a cidadania italiana, sendo uma delas por casamento. Neste caso, não se trata de um reconhecimento, mas sim de uma naturalização. Tanto homens quanto mulheres que se casarem com um cidadão ou cidadã italiana tem direito a obter a cidadania por meio da naturalização via matrimônio. O processo possui diferenças em relação ao reconhecimento por jus sanguinis. Entenda melhor.

Existem alguns requisitos a serem cumpridos: tempo de casamento e proficiência em italiano. Veja para cada situação:



Tempo de Casamento

1) Casal que reside na Itália: Pode obter a cidadania por matrimônio os indivíduos que residam legalmente por pelo menos 2 anos na Itália, contado a partir da data de casamento.

2) Casal que reside fora da Itália para residentes no Brasil ou em qualquer outro país que não a Itália, para dar entrada no processo por casamento, é necessário ter de 3 anos contados a partir da data do casamento.

Observação: Em ambos casos esse tempo de casamento cai pela metade se o casal tiver 1 filho menor de 18 anos.


Proficiência em italiano

Além disso, desde 2018, após a implementação do Decreto Salvini, o processo exige que o cônjuge da cidadã ou cidadão italiano tenha conhecimento do idioma do país. Ou seja, é necessário fazer a prova de proficiência em italiano e apresentar o certificado no nível B1. Além disso, é necessário ter pelo menos três anos completos de casamento no civil para dar início ao processo.


O que é um certificado italiano B1?

O certificado italiano B1 é um atestado de proficiência na língua italiana, que é equivalente a um nível intermediário, reconhecido pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália. A prova pode ser realizada tanto no Brasil como na Itália e avalia três critérios: produção escrita, compreensão oral e interpretação de texto.

Embora o CELI (Certificati di Lingua Italiana) seja o certificado de língua italiana mais tradicional, existem outras categorias para atestar o conhecimento a nível B1 no idioma, como o CILS (Certificazione di Italiano come Lingua Straniera) e o PLIDA (Progetto Lingua Italiana Dante Alighieri). Todos são válidos na hora de solicitar a naturalização por matrimônio.


Como se preparar para a prova de proficiência?

É importante estar bem preparado e manter a calma na hora de responder as perguntas. Para isso, recomendamos procurar escolas focadas no desenvolvimento das habilidades necessários para o teste. Em Curitiba (PR), quatro instituições oferecem cursos de italiano com bom índice de aprovação na prova de proficiência, são eles: Centro Europeu, D’Ambrosio, Dante Alighieri e Centro di Cultura Italiana.

“O tempo de preparo depende muito de cada aluno, mas com dedicação é possível adquirir o conhecimento necessário em um prazo de 8 meses”, sugere Renata Bueno, presidente do Instituto Cidadania Italiana. “Além das aulas, outra dica é assistir filmes, ouvir músicas e ler notícias no idioma para ganhar mais segurança na hora de fazer a prova”, complementa.


Onde realizar a prova?

BELO HORIZONTE

Fundação Torino

BRASÍLIA

Instituto de Línguas Europeias

CURITIBA

Centro di Cultua Itiliana

Centro Cultural Italo Brasiliano

PORTO ALEGRE

ACIRS Língua e Cultura Italiana

RECIFE

Cultura Italiana Dante Alighieri

RIO DE JANEIRO

Centro di Cultura Italiana

Instituto Italiano di Cultura RJ

SÃO PAULO

Fecibesp

Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro

Monte Bianco Língua Italiana

Instituto Italiano di Cultura SP


Últimas matérias

Caderno, lápis e montante de moedas para representar os cálculos dos valores detalhados
Por Renata Bueno 5 de agosto de 2024
Este artigo detalha os valores associados ao reconhecimento da cidadania italiana, abordando as diferentes formas de obtenção, os custos nos consulados, na Itália e via judicial, além de cuidados essenciais durante o processo.
Bandeira da Itália
Por Renata Bueno 31 de julho de 2024
Entenda quais são os custos relacionados ao reconhecimento da cidadania italiana e conheça mais sobre a modalidade de cidadania para investidores.
Foto do ponto turístico Altare della Patria com uma bandeira da Itália em cada lado
Por Jéssica Fontana 22 de julho de 2024
Este artigo esclarecerá suas principais dúvidas e fornecerá um caminho claro para você, que deseja obter o reconhecimento da sua cidadania italiana.

Fale com um de nossos especialistas  e saiba como conquistar a sua Cidadania Italiana?